Senador critica Trump por declarações contra família de militar muçulmano

Washington, 1 Ago 2016 (AFP) - O respeitado senador republicano John McCain respondeu a Donald Trump nesta segunda-feira, convocando-o a dar o exemplo, depois que o candidato republicano criticou a família de um soldado muçulmano americano morto no Iraque.

"É hora de Donald Trump dar o exemplo ao nosso país e ao Partido Republicano. O fato de o partido tê-lo indicado não dá a ele o direito de difamar os melhores de nós", declarou o senador do Arizona em um comunicado.

Trump recebeu reprovações generalizadas por criticar publicamente a família de um capitão muçulmano do Exército americano morto em combate no Iraque em 2004, quando tentava salvar seus homens.

Em seu discurso pronunciado na quinta-feira contra o empresário multimilionário no último dia da Convenção Democrata que confirmou Hillary Clinton como candidata à presidência, Kizr Khan, pai do soldado, criticou as declarações antimuçulmanas e contra os imigrantes de Trump. Sua esposa permaneceu ao seu lado durante o discurso.

"Se olhar sua esposa, ela estava parada ali. Não tinha nada a dizer", declarou Trump em uma entrevista, acrescentando que "talvez não tenha permitido que ela dissesse nada".

"Eu queria dizer ao senhor e à senhora Khan: obrigado por terem imigrado aos Estados Unidos. Somos um país melhor graças a vocês. E vocês têm razão, seu filho era o que os Estados Unidos têm de melhor e a memória de seu sacrifício fará de nós uma nação melhor, ele nunca será esquecido", ressaltou o senador McCain, também herói da guerra do Vietnã, onde foi prisioneiro e de quem Trump também fez piada.

"Não é um herói de guerra. É porque foi capturado que é um herói de guerra. Eu quero as pessoas que não foram capturadas", havia declarado o magnata sobre McCain.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos