Forças pró-governo líbias avançam em Sirte, reduto do EI

Trípoli, 2 Ago 2016 (AFP) - As forças pró-governo líbias assumiram o controle de um bairro importante do centro da cidade de Sirte, apertando ainda mais o cerco aos extremistas do grupo Estado Islâmico (EI), bombardeados na segunda-feira pela aviação americana, anunciaram as autoridades nesta terça-feira.

"Nossas forças tomaram o controle total do bairro Al-Dollar após o ataque executado no domingo pelas forças leais ao governo de união nacional" (GNA), instalado em Trípoli e reconhecido pela comunidade internacional, informaram as tropas pró-GNA em sua página do Facebook.

"A nova linha de frente fica atualmente no setor entre o bairro de Al-Dollar e o centro de conferências de Uagadugu", quartel-general dos extremistas em Sirte, 450 km ao leste de Trípoli.

Cinco membros das forças pró-governo morreram nos combates, de acordo com um balanço do comando militar da operação para reconquistar Sirte, principal reduto do EI na Líbia.

Os avanços das forças pró-GNA acontecem um dia depois dos primeiros ataques aéreos dos Estados Unidos contra as posições do EI em Sirte.

Os bombardeios, anunciados pelo ministro Fayez al-Sarraj e confirmados pelo Pentágono, foram realizados a pedido do GNA, segundo as partes.

Até o momento não está claro se os bombardeios americanos contribuíram para a tomada de controle do bairro de Al-Dollar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos