Autores de atentados na Alemanha estiveram em contato com o EI na Arábia Saudita

Berlim, 5 Ago 2016 (AFP) - Os autores dos dois ataques no final de julho reivindicados pelo grupo Estado Islâmico na Alemanha estiveram em contato com representantes da organização extremista, especialmente na Arábia Saudita, que os aconselharam a agir, de acordo com o jornal Der Spiegel.

Em sua edição de sábado, o jornal alemão, que não cita fontes, explica que os dois homens trocaram mensagens com pessoas diferentes, cujos números seriam principalmente sauditas.

Riaz Khan Ahmadzai, um adolescente de 17 anos originário provavelmente do Afeganistão e que em 18 de julho feriu cinco passageiros em um trem com um machado, entrou em contato com alguém do EI que o aconselhou a se dirigir contra uma multidão a bordo de um veículo, em um ataque semelhante ao de Nice, no sul da França, de acordo com Der Spiegel.

Mas o jovem indicou que não tinha carteira de motorista e propôs atacar um trem. A conversa termina com um "nos veremos no paraíso" do autor do ataque, que a polícia matou.

O autor do ataque de 24 de julho (15 feridos), o sírio Mohamed Daleel também estava em contato com um membro do EI, que teria pedido que gravasse a explosão de sua mochila durante um festival de música em Ansbach (sul) e enviasse as imagens ao grupo.

Os investigadores, sempre de acordo com Der Spiegel, estimam que o atacante morreu pela explosão acidental de sua bomba e que não seria, portanto, um atentado suicida. Daleel, em suas conversas com seu contato, tinha a intenção de cometer outros ataques.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos