Liberdade condicional para britânico acusado de tráfico de cocaína no Quênia

Nairóbi, 8 Ago 2016 (AFP) - Um tribunal de Nairóbi concedeu nesta segunda-feira liberdade condicional a um comerciante de açúcar britânico acusado de traficar cocaína a partir do Brasil no valor de 5,8 milhões de dólares.

A polícia de Mombaça (leste) encontrou uma carga de 100 quilos da droga escondida em um carregamento de açúcar pedido pela empresa do acusado, Jack Marrian, de 31 anos e que vive no leste da África desde criança.

O magistrado Derrick Kuto impôs uma fiança de 690.614 dólares ao acusado, que também deverá entregar seu passaporte devido à gravidade da acusação, que pode custar a ele a prisão perpétua se for declarado culpado.

Marrian será julgado junto a outro acusado queniano a partir de 3 de outubro.

O advogado de Marrian, Sheetal Kapila, declarou à AFP que acreditava que o caso se devia ao desejo das autoridades "de fazer com que o Quênia deixe de ser um ponto de tráfico" de drogas, mas acrescentou que "estão acusando o homem errado".

"Alguém desconhecido colocou a droga dentro do pedido", disse Kapila.

A cidade de Mombaça foi utilizada durante muito tempo como elo para os envios de drogas à Ásia e à Europa.

A promotoria apelou da liberdade condicional afirmando que a investigação ainda não acabou e que Marrian poderia fugir.

O assunto provocou polêmica no Reino Unido pela origem aristocrática da mãe do acusado, lady Emma Clare Campbell of Cawdor, e porque Marrian estudou em escolas de elite, incluindo a universidade na qual a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, estudou.

As relações da família com o Quênia remontam a décadas, explicou o advogado, já que o avô de Marrian foi ministro do governo colonial pouco antes da independência do país, em 1963.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos