Republicanos especialistas em segurança nacional rejeitam Trump

Washington, 8 Ago 2016 (AFP) - Um grupo de 50 republicanos que exerceram cargos importantes na segurança nacional dos Estados Unidos qualificaram o candidato à presidência Donald Trump de "ignorante" e "incapaz", que seria "o presidente mais perigoso da história americana".

A carta divulgada nesta segunda-feira é assinada por ex-funcionários da Casa Branca, do departamento de Estado, departamento de Defesa e CIA durante os mandatos de vários presidentes republicanos, de Richard Nixon a George W. Bush.

"Nenhum de nós votará em Donald Trump", garantem no documento publicado no jornal The New York Times, mas no qual evitam propor voto na candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton.

O grupo de especialistas considera que Trump não tem qualificação para ser chefe das Forças Armadas por falta de competência e instabilidade de caráter.

"Trump não tem a personalidade, os valores ou a experiência para ser presidente", escrevem os republicanos, avaliando que debilitaria a autoridade moral dos Estados Unidos no mundo e ignoraria os aspectos elementares da Constituição e das leis americanas.

Donald Trump não é apenas "ignorante" em termos de assuntos internacionais, mas também "não manifesta qualquer desejo de se informar".

Os especialistas em segurança nacional avaliam que Trump não dá sinais nem de disciplina nem de autocontrole, e é "incapaz de tolerar críticas pessoais".

"Suas peculiaridades são perigosas em um indivíduo que quer se tornar presidente e chefe das Forças Armadas, tendo o controle sobre o arsenal nuclear americano".

A carta é assinada por Michael Hayden, ex-diretor da CIA, e John Negroponte, ex-diretor de Inteligência Nacional e ex-chefe do departamento de Estado (ambos no governo de George W. Bush); Eric Edelman, conselheiro de Segurança Nacional com o ex-vice-presidente Dick Cheney, e Robert Zoellick, diplomata americano e ex-presidente do Banco Mundial, entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos