EUA: organizações fazem 20 perguntas de ciência a candidatos presidenciais

Miami, 11 Ago 2016 (AFP) - Uma coalizão de grupos americanos que representam mais de 10 milhões de cientistas e engenheiros publicou na quarta-feira 20 questões que quer que os candidatos presidenciais dos Estados Unidos respondam antes da votação de novembro.

As perguntas variam desde como apoiar a ciência da vacina e como definir o alcance dos objetivos dos Estados Unidos no espaço, até os pontos de vista dos candidatos sobre as mudanças climáticas e o que eles fariam sobre isso.

Opiniões sobre a energia nuclear, a proteção dos oceanos do mundo, a redução dos custos econômicos e humanos de doenças mentais e a controvérsia sobre os programas de vistos que permitem a entrada de imigrantes altamente qualificados nos Estados Unidos também aparecem na lista, divulgada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

"Os eleitores devem ter a chance de saber a postura dos candidatos presidenciais", disse Rush Holt, presidente da AAAS, que publica a revista Science.

"Queremos que jornalistas e eleitores façam essas perguntas insistentemente aos candidatos e às suas equipes de campanha", acrescentou.

A lista completa está disponível na página ScienceDebate.org/20qs.

Os 56 grupos que ajudaram a criar a lista pediram para os candidatos responderem as perguntas até 6 de setembro.

Todos são descritos pela AAAS como grupos não partidários, incluindo a National Academy of Sciences, a American Geophysical Union, a American Chemical Society e a Union of Concerned Scientists.

"Tomadas em conjunto, essas vinte questões têm um impacto sobre as vidas dos eleitores pelo menos tão profundo quanto aquelas questões mais frequentemente cobertas por jornalistas, incluindo os pontos de vista dos candidatos sobre a política econômica, a política externa, a fé e os valores", disse o presidente do ScienceDebate.org, Shawn Otto.

Otto pediu aos candidatos - A democrata Hillary Clinton, o republicano Donald Trump, o libertário Gary Johnson, e Jill Stein, do Partido Verde - para responderem as perguntas "por escrito e discuti-las na televisão".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos