Líbia nega precisar de tropas estrangeiras em seu território

Roma, 10 Ago 2016 (AFP) - "Não precisamos de tropas estrangeiras em solo líbio", afirmou nesta quarta-feira o primeiro-ministro do governo de unidade nacional líbio (GNA), Fayez al Sarraj, cujas tropas combatem o grupo extremista Estado Islâmico (EI), em uma entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.

O jornal Washington Post publicou na terça-feira que forças especiais americanas apoiaram pela primeira vez de forma direta as forças líbias em sua luta contra o EI em Sirte, nas mãos da organização extremista há mais de um ano.

"Só solicitei a intervenção com ataques aéreos americanos que devem ser muito cirúrgicos e limitados no tempo e nas zonas geográficas, sempre coordenados conosco", afirmou Sarraj.

"Nossos homens podem agir sozinhos, uma vez obtida a cobertura americana", disse o chefe de governo líbio de unidade nacional.

As forças do GNA tentam, mediante uma operação militar lançada em 12 de maio, retomar o controle desta cidade costeira situada 450 quilômetros a leste da capital, Trípoli, nas mãos do EI desde junho de 2015. A pedido do GNA, os Estados Unidos bombardeiam desde 1º de agosto alvos jihadistas em Sirte.

Segundo o Washington Post, as tropas americanas trabalham em coordenação com as britânicas.

Sarraj advertiu para a periculosidade do grupo Estado Islâmico, "disposto a utilizar todos os meios para enviar seus militantes à Itália e à Europa" e afirmou que não ficaria surpreso em saber que "militantes do grupo EI se escondem entre os migrantes nas embarcações" que se dirigem à costa italiana.

A Itália, que reconhece o governo de unidade nacional de Sarraj, autorizou os Estados Unidos a utilizar suas bases e seu espaço aéreo para bombardear posições do EI na Líbia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos