Otan diz que filiação da Turquia não está em xeque

Bruxelas, 10 Ago 2016 (AFP) - O pertencimento da Turquia à Otan não está em xeque, insistiu nesta quarta-feira uma porta-voz da Aliança Atlântica em um comunicado, em resposta às especulações publicadas na imprensa sobre este tema.

"O pertencimento da Turquia à Otan não é questionado", afirmou a porta-voz, Oana Lungescu, ressaltando que a Otan "conta com a contribuição contínua" da Turquia.

Além disso, a porta-voz disse que a Turquia também "pode contar com a solidariedade e o apoio" da organização.

A declaração foi feita um dia após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, realizar uma visita altamente simbólica à Rússia para fazer as pazes com o país, o que provocou especulações de que os laços de Ancara com o Ocidente poderiam estar em risco.

A Turquia é a segunda maior potência militar da Otan, liderada pelos Estados Unidos, e é uma aliada crucial num momento em que o Ocidente enfrenta conflitos e revoltas sem precedentes em todo o Oriente Médio.

Erdogan criticou duramente os Estados Unidos e a União Europeia por não fazerem mais para demonstrar seu apoio após a tentativa de golpe de Estado em seu país.

Ele também se irritou com as advertências recebidas para que não enfraquecesse os direitos humanos e as normas democráticas durante os expurgos posteriores à tentativa de golpe.

No comunicado, Lungescu lembrou que o chefe da Otan, Jens Stoltenberg, havia telefonado para Erdogan após a tentativa de golpe, "condenando veementemente a tentativa de golpe e reiterando o total apoio às instituições democráticas da Turquia".

"Ele expressou seu apoio ao governo eleito da Turquia e respeito pela coragem do povo turco", observou.

"Ele também transmitiu as suas condolências para aqueles que perderam suas vidas durante a tentativa de golpe", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos