Polícia prende homem que escalava Torre Trump em NY

Nova York, 11 Ago 2016 (AFP) - Um rapaz, de 20 anos, que escalava nesta quarta-feira (10) a Torre Trump, em Nova York, aparentemente aderido por ventosas, foi capturado por uma janela aberta no 21º andar desse edifício que também abriga o "quartel-general" do candidato republicano em Manhattan.

"O escalador foi levado sob custódia", tuitou o porta-voz da Polícia, sargento Carlos Nieves.

Imagens de televisão mostram policiais segurando o jovem - de short cinza, boné branco e camiseta verde-oliva e de mochila - cerca de três horas depois do início da escalada da fachada da torre de 68 andares na famosa 5ª Avenida.

Antes de capturá-lo, os policiais perfuraram uma janela para falar com o escalador e tentar tirá-lo do lugar, sem sucesso.

Depois, desceram - até a altura em que ele estava - uma plataforma usada para limpar janelas e retiraram um grande painel de vidro vários andares acima do jovem.

Bolsas de ar foram lançadas ao solo pela polícia, para amortecer a possível queda do rapaz.

Inicialmente, a Polícia pensou se tratar de alguém que queria saltar do prédio, mas sua intenção era ver Donald Trump.

O escalador queria se encontrar cara a cara com o candidato republicano, como ele mesmo declara em vídeo postado no YouTube, relatou o comandante da Polícia do sul de Manhattan, William Morris, em entrevista coletiva.

"Em nenhuma momento mostrou a intenção de causar dano a ninguém. Seu único objetivo era ver Trump", acrescentou o oficial, sem revelar a identidade do jovem.

Em um vídeo no YouTube intitulado "Mensagem a Trump (por que escalei sua torre)", aparece um jovem com o rosto parcialmente coberto e fazendo um apelo para que se vote no republicano.

"A razão pela qual subi em sua torre foi para chamar sua atenção", diz o homem, identificando-se como um "pesquisador independente".

"Para todos que estão olhando, por favor ajudem a viralizar esse vídeo para que chegue a Trump. E não deixem de sair e votar em Trump na eleição de 2016", acrescenta.

A Polícia ainda não divulgou sua identidade.

O magnata Donald Trump vive no prédio, que também é o escritório-central de sua organização empresarial.

Nesta quarta, o candidato republicano à Casa Branca se encontrava fora da cidade, comandando uma reunião de campanha na Carolina do Norte, sudeste dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos