Exército afegão freia talibãs em distrito do sul

Kandahar, Afeganistão, 11 Ago 2016 (AFP) - O exército afegão, que enviou forças especiais a Helmand, uma província do sul produtora de papoula, de onde se extrai o ópio, afirmou nesta quinta-feira ter expulsado os talibãs de um distrito estratégico.

Os arredores de Lashkar Gah, capital provincial de Helmand, e o distrito de Nawa estão sob o controle das forças armadas, informou na manhã desta quinta-feira o porta-voz do ministério da Defesa, Dawlat Waziri.

"Prosseguimos com as operações para limpar o distrito dos últimos redutos de presença inimiga", acrescentou.

O porta-voz desmentiu que Nawa, às portas de Lashkar Gah, tenha caído nas mãos dos insurgentes que controlam vários distritos na província.

O assessor do governador provincial, Tooryalai Hemat, afirmou que as forças de segurança "recuperaram o controle da sede e dos escritórios do governador, dos serviços de inteligência e do bazar".

"O exército vai de casa em casa para fazer os talibãs que se escondem entre os civis saírem", disse. Segundo ele, "80 talibãs morreram" e "muitos corpos" jazem nas ruas.

As forças especiais enviadas na quarta-feira para frear o avanço dos talibãs parecem ter servido de balão de oxigênio ao exército.

"Estas operações (dos comandos e das forças especiais) deram bons resultados e permitiram afastar os combates do centro" de Nawa, que abriga a sede da polícia de Helmand, afirmou o porta-voz do ministério do Interior, Sediq Sediqi.

mam-ach/cnp/at/erl/tjc/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos