Primeira-ministra britânica escolhe 'neutralidade' da Suíça para férias

Londres, 11 Ago 2016 (AFP) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, passará suas férias de verão na Suíça, anunciou nesta quinta-feira Downing Street, um "terreno neutro", segundo a imprensa, após a decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia.

"A primeira-ministra irá de férias para a Suíça e voltará ao Reino Unido no dia 24 de agosto", indica em um comunicado Downing Street, sem informar onde May e seu marido se hospedarão.

Em seu retorno, ela é esperada por um calendário carregado, que começará nos dias 4 e 5 de setembro com uma viagem a Hangzhou, na China, para a cúpula do G20, onde planeja se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin.

Além disso, também deverá abordar o controverso projeto de construção de dois reatores nucleares em Hinkley Point (sudoeste da Inglaterra), desenvolvido pela companhia francesa EDF com a participação econômica da empresa chinesa CGN.

Embora o governo de May tenha dito que quer examinar com cuidado o projeto, o embaixador chinês em Londres convocou na terça-feira o Reino Unido a dar sua aprovação "o quanto antes", sugerindo uma eventual degradação das relações entre os dois países caso contrário.

O Parlamento britânico retomará suas sessões no dia 5 de setembro, com um debate sobre a petição na internet que exige a realização de um segundo referendo sobre o pertencimento do Reino Unido à UE.

No dia 23 de junho, os britânicos votaram a favor de abandonar o bloco, mas May não tem a intenção de ativar antes do fim do ano o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dá início às negociações de divórcio com a UE.

Para o jornal The Guardian, "o símbolo da neutralidade" suíça influenciou na escolha de May para passar suas primeiras férias depois do referendo.

A primeira-ministra britânica, que assumiu suas funções em 13 de julho, também é conhecida por seu gosto pelas caminhadas, atividade que poderá realizar nas montanhas suíças, acrescenta o jornal.

Segundo o Daily Telegraph, ela é a primeira líder britânica depois de Margaret Thatcher a passar as férias na Suíça.

"A escolha do destino de férias de May e de Thatcher contrasta muito com a dos ex-primeiros-ministros britânicos David Cameron e Tony Blair, que preferiam climas mais quentes", acrescenta o jornal.

Cameron, que renunciou de seu cargo em junho, depois do resultado do referendo sobre o pertencimento do Reino Unido na UE, foi fotografado em julho na Córsega, onde passa suas férias.

rba-oaa/jk/tjc/erl/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos