Fidel Castro reaparece em público em seu aniversário de 90 anos

Havana, 13 Ago 2016 (AFP) - O líder cubano Fidel Castro apareceu neste sábado com seu irmão Raúl e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por ocasião de seu aniversário de 90 anos, segundo imagens transmitidas ao vivo pela televisão local.

Vestido com uma jaqueta esportiva branca, Fidel foi visto sentado com Maduro e ao lado de Raúl, em um evento organizado pela companhia de teatro infantil "La Colmenita", no teatro Karl Marx, em Havana.

Antes disso, Fidel havia publicado o artigo "El Cumpleaños" ("O Aniversário"), divulgado pela imprensa estatal da ilha, onde se referiu à histórica rivalidade com os Estados Unidos e criticou presidente Barack Obama pela falta de "altura" em seu discurso durante a visita realizada ao Japão em maio.

"Lhe faltaram palavras para desculpar-se pela matança de centenas de milhares de pessoas em Hiroshima, apesar de conhecer os efeitos da bomba (nuclear)", disse o líder da Revolução cubana, que deixou o poder há uma década por uma crise de saúde.

Em seu texto, também agradeceu as felicitações por seu aniversário, e repassou passagens de sua infância e da revolução que comandou há 57 anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos