Funeral da 'última rainha da Romênia', Ana de Bourbon-Parma

Bucareste, 13 Ago 2016 (AFP) - Mil pessoas, entre elas representantes de várias casas reais, prestaram homenagem neste sábado em Bucareste a Ana da Romênia, morta aos 92 anos, em um funeral no qual o grande ausente foi seu marido, o ex-rei Miguel.

"Viramos uma página da história. Ana de Bourbon-Parma foi a última rainha da Romênia, embora nunca tenha sido coroada", declarou à AFP Adriana Chiriac, médica aposentada e "monarca convencida" que se dirigiu ao funeral.

Nascida em 1923 em Paris, esta descendente de Luís XIV se casou com Miguel da Romênia em 1948, um ano após a abdicação deste último sob a pressão dos comunistas. O casal teve cinco filhas.

Ana da Romênia faleceu em 1º de agosto em um hospital da cidade suíça de Morges. Seu corpo foi levado à Romênia, onde milhares de pessoas prestaram homenagem a ela nos últimos dias.

O ex-monarca de 94 anos, que está na Suíça, anunciou "com a maior tristeza" sua ausência no funeral, devido ao seu estado delicado de saúde.

A Romênia, onde a família real goza de uma grande popularidade, embora apenas uma minoria seja partidária de reinstaurar a monarquia, decretou este sábado como dia de luto nacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos