Putin elogia Fidel Castro em seu aniversário de 90 anos

Moscou, 13 Ago 2016 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou neste sábado o seu "querido amigo", o líder cubano Fidel Castro, por seu 90º aniversário, elogiando sua "dedicação ao povo de Cuba" e sua "contribuição" para a boa relação entre os dois países.

"Na Rússia você goza de um grande respeito como homem de Estado de destaque que dedicou toda a sua vida a serviço do povo de Cuba", escreveu Putin em um telegrama publicado no site do Kremlin.

"É difícil supervalorizar sua contribuição pessoal ao desenvolvimento das relações de amizade entre nossos países", afirma o telegrama de felicitação.

"Desejo boa saúde, longevidade, vitalidade e prosperidade", conclui a mensagem de Putin.

Depois da revolução, Fidel Castro instaurou um regime comunista e desafiou os Estados Unidos, convertendo Cuba em um firme aliado da União Soviética.

A dissolução da União Soviética em dezembro de 1991 teve graves consequências para a economia cubana, que perdeu de um dia para o outro a ajuda financeira concedida pela URSS.

Nos últimos anos, Putin tentou relançar as relações entre Moscou e Havana, sobretudo na atual situação de distanciamento de Rússia e Washington.

O presidente russo se reuniu pela primeira vez com Fidel Castro na visita que fez a Cuba em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos