Vídeo de caça a urso com lança gera polêmica no Canadá

Montreal, 17 Ago 2016 (AFP) - Um vídeo difundido na internet por um americano que mostra como ele abate um urso com uma lança e o deixa agonizando em uma floresta no Canadá incomodou as autoridades locais, que prometeram proibir esta prática "arcaica".

O vídeo, publicado recentemente no YouTube pelo caçador Josh Bowmar, foi gravado em maio na província de Alberta (oeste). Nele se vê um urso se aproximar de uma isca colocada pelo caçador, que o espera à espreita com uma lança.

O vídeo foi retirado do YouTube, mas voltou a ser difundido na terça-feira pelas emissoras de TV canadenses.

Na gravação, o caçador, um ex-lançador de dardos, diz entusiasmado: "Acabo de fazer algo que não sei se alguém já fez antes: abater um urso com uma lança".

Com o entardecer, o caçador deixa o lugar. Mas volta no dia seguinte e encontra o urso deitado a cerca de cinquenta metros do local onde recebeu o golpe mortal.

"Este tipo de caça arcaica (...) é inaceitável", disse o Ministério do Meio Ambiente e Parques Naturais de Alberta, em um comunicado enviado na terça-feira à AFP.

"No outono vamos proibir a caça com lança", afirmou o ministério.

"Enquanto isso, pedimos aos responsáveis pela fauna silvestre que investiguem o incidente para determinar se podem ser apresentadas acusações de acordo com as leis vigentes", acrescenta a nota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos