Boko Haram ataca comboio e mata 5 cinco na Nigéria

Kano, Nigéria, 17 Ago 2016 (AFP) - Membros do grupo islamita Boko Haram atacaram um comboio de funcionários da imigração nigeriana e comerciantes que viajava para Maiduguri, no nordeste da Nigéria, matando 5 comerciantes, informaram nesta quarta-feira fontes militares.

"O comboio partiu na segunda-feira de Gamboru (na fronteira com os Camarões), quando foi pego em uma armadilha preparada pelo Boko Haram, a 25 km de distância", declarou um oficial do exército que pediu anonimato.

"Três agentes da imigração ficaram feridos no ataque, mas conseguiram fugir para Maiduguri, deixando os comerciantes" nas mãos dos combatentes, segundo os militares. "Cinco comerciantes foram mortos e queimados com seus caminhões", acrescentou.

Os cinco comerciantes haviam aproveitado este comboio oficial para uma viagem mais segura para a capital do estado de Borno. Seus dois caminhões foram saqueados e queimados, segundo Ari Umar, um morador de Gamboru, que confirmou a morte dos cinco comerciantes.

A estrada entre Maiduguri e Gamboru, muito utilizada para o comércio entre os dois países, havia sido reaberta pelas autoridades nigerianas há dois meses depois de ter sido fechado por causa dos distúrbios causados pelo Boko Haram.

"Os veículos que transportam os comerciantes são escoltados por militares e há dois meses não registramos qualquer incidente", acrescentou Ari.

A insurgência do Boko Haram já causou mais de 20.000 mortos desde 2009 e 2,6 milhões de deslocados internos.

abu-spb.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos