Israel detém responsável eleitoral do Hamas na Cisjordânia ocupada

Jerusalém, 17 Ago 2016 (AFP) - As forças de segurança israelenses detiveram nesta quarta-feira na Cisjordânia ocupada o representante do Hamas na comissão encarregada das eleições municipais previstas para 8 de outubro nos Territórios Palestinos, indicou o movimento islamita.

O Hamas denunciou a detenção de Hussein Abu Kuwaik como uma "manobra para influenciar" os resultados das eleições municipais por parte de Israel, em um comunicado publicado na Faixa de Gaza.

Uma porta-voz do exército israelense confirmou que soldados e membros da segurança interior detiveram o palestino por "participar de atividades terroristas" do Hamas.

Até o momento, não se sabem as eventuais consequências desta detenção nestas eleições municipais, as primeiras na Cisjordânia e na Faixa de Gaza desde 2012.

Estes dois territórios palestinos estão separados geograficamente por Israel e politicamente pelas profundas divergências entre a Autoridade Palestina, com sede em Ramallah, e o Hamas islamita, que controla Gaza.

Apesar destas disputas, o Hamas aceitou participar das eleições, depois de boicotar as de 2012.

Hussein Abu Kuwiat forma parte da comissão encarregada de organizar e supervisionar as eleições, composta por 14 membros.

az-jod-lal/feb/tjc.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos