EUA: 17.000 bombeiros combatem incêndios florestais em 10 estados

Los Angeles, 19 Ago 2016 (AFP) - Mais de 17.000 bombeiros lutavam na sexta-feira contra cerca de 30 incêndios enormes que já queimaram milhares de hectares de florestas e destruíram centenas de edifícios em vários estados americanos, principalmente na Califórnia.

Apenas na quinta-feira, 31 focos destruíram 162.000 hectares em 10 estados. Sete dos incêndios foram registrados na Califórnia e seis em Idaho, segundo o site do Centro nacional contra os incêndios (NIFC).

Na Califórnia, o incêndio apelidado 'Bluecut', nas montanhas da Floresta Nacional de Angeles, 150 km a leste de Los Angeles, queimou 15.000 hectares de arbustos e vegetação em três dias, e está apenas 26% controlado.

Mais de 82.500 pessoas na área afetada pelo Bluecut estão sob ordem de evacuação e 34.500 construções estão ameaçadas. Não há registro de vítimas até o momento.

Mais ao norte da Califórnia, outros fogos consomem florestas próximas a Santa Barbara ('Rey Fire'), de San Luis Obispo ('Chimney') e da zona turística de Big Sur, onde o 'Soberanes' já destruiu 32.400 hectares.

Desde o início do ano, cerca de 1.000 casas foram destruídas e sete pessoas morreram em consequência dos incêndios na Califórnia, o estado mais populoso do país.

Apesar de um aumento da intensidade do fogo e do número de focos observados nas últimas semanas, a temporada atual de incêndios se mostrou, até o momento, menos destrutiva do que as dos últimos anos.

No mesmo período do ano passado, cerca de 3 milhões de hectares de florestas e colinas tinham sido destruídos pelo fogo, contra 1,6 milhão neste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos