Judeu praticante é ferido na França; agressor é detido

Estrasburgo, França, 19 Ago 2016 (AFP) - Um judeu praticante ficou ferido nesta sexta-feira em um ataque com faca em plena rua em Estrasburgo (leste da França), indicou uma fonte policial, acrescentando que o autor foi detido.

O homem, um sexagenário que usava um quipá no momento do ataque, foi agredido ao sair de sua casa, situada em pleno bairro judeu, a 500 metros da grande sinagoga de Estrasburgo, disse à AFP o grande rabino da cidade, René Gutman.

Várias testemunhas disseram que o agressor havia gritado "Allahu Akbar" ao esfaquear a vítima, cuja vida não corre perigo, segundo Gutman.

O agressor, que tem antecedentes psiquiátricos, foi preso pouco depois, disse a fonte.

Segundo o grande rabino, o mesmo homem agrediu outra pessoa de confissão judaica no centro de Estrasburgo em 2010.

Este ataque "é o ato de uma mesma pessoa, não reflete absolutamente o clima que reina em Estrasburgo", onde vive uma importante comunidade judaica, ressaltou Gutman, ao mesmo tempo em que condenou firmemente os atos.

O líder religioso pediu que sejam tomadas medidas para evitar que isso ocorra novamente: "Se esta pessoa pode sair à rua e quando vê uma pessoa com o quipá a agride com uma faca, temos um problema", afirmou.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, o telefonou para transmitir sua solidariedade, acrescentou.

O agressor foi colocado em detenção e a investigação foi confiada à polícia judicial. A procuradoria de Estrasburgo, por sua vez, limitou-se a confirmar a detenção de um homem, sem dar mais detalhes.

No dia 11 de janeiro em Marselha (sul), um professor judeu que usava o quipá foi ferido por um adolescente que reivindicou ser do grupo Estado Islâmico.

Estas agressões ocorrem num momento em que a França está traumatizada por uma série de atentados terroristas, alguns dos quais dirigidos contra judeus.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos