Opositor é eleito prefeito da capital sul-africana Pretória

Joanesburgo, 19 Ago 2016 (AFP) - O candidato da Aliança Democrática (DA), principal partido da oposição na África do Sul, Solly Msimanga, foi eleito nesta sexta-feira prefeito do município de Tshwane, que incluiu a capital Pretória, perdido pelo ANC pela primeira vez desde que chegou ao poder em 1994.

"Declaro Solly Msimanga prefeito eleito oficialmente de Tshwane", anunciou Rachel Mathebe, presidente da Câmara Municipal, enquanto nenhum outro candidato tinha se apresentado.

O DA obteve 93 assentos (de 214) nas eleições municipais de 3 de Agosto, contra 89 para o Congresso Nacional Africano (ANC) e 25 para os Combatentes pela Liberdade Econômica (FEP).

Quarta-feira, o EFF de Julius Malema havia anunciado que iria votar no candidato da DA em Tshwane. O ANC, portanto, não apresentou um candidato, numa votação já matematicamente condenado ao fracasso.

Esta é a primeira vez desde o advento da democracia ao final da ditadura racista do apartheid que a capital sul-africano não é dirigida por um prefeito do ANC.

O partido de Nelson Mandela sofreu um revés histórico nestas eleições municipais, registrando a pontuação mais baixa de sua história a nível nacional, com menos de 54% dos votos.

Após estas eleições, o partido passou a ter maioria absoluta em apenas uma das seis maiores cidades do país, Durban (sul).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos