Putin chega à Crimeia em meio a tensões com Ucrânia

Moscou, 19 Ago 2016 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, chegou nesta sexta-feira à Crimeia, onde presidirá um conselho de segurança russo após o aumento das tensões entre Moscou e Kiev a respeito desta península ucraniana anexada, anunciaram as agências de notícias russas.

A duração da visita de Putin à Crimeia não foi informada. É a quinta vez que o presidente russo viaja ao local desde sua anexação pela Rússia - considerada ilegal pelos ocidentais - em março de 2014.

Putin dirigirá nesta península do Mar Negro uma reunião do Conselho de Segurança e visitará um fórum dedicado à juventude russa, segundo estas agências.

A Rússia acusou a Ucrânia de querer desestabilizar a Crimeia e de preparar "atos de terrorismo" nesta península.

Em resposta, a Ucrânia colocou suas tropas em estado de alerta vermelho ao longo da linha de demarcação com a Crimeia e no leste do país.

Kiev nega as acusações de Moscou e denuncia um "pretexto para novas ameaças militares" russas.

Na reunião anterior do Conselho de Segurança, em 11 de agosto, foram debatidas "medidas suplementares" para "garantir a segurança dos cidadãos e das infraestruturas vitais da Crimeia", havia indicado o Kremlin.

Moscou anunciou, assim, ter mobilizado seu moderno sistema de defesa antiaérea S-400 na Crimeia, que já abriga várias bases militares russas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos