Tempestade tropical Kay põe México em alerta

México, 20 Ago 2016 (AFP) - A tormenta tropical Kay se encontrava, nesta sexta-feira (19), a menos de 500 km da costa do noroeste do México e, embora os cálculos indiquem que não tocará o solo, o governo mexicano recomendou a população da área que "aumente as precauções".

Em seu boletim das 21h (horário de Brasília), o Serviço Meteorológico Nacional do México indicou que o Kay se encontra 95 km ao oeste de Isla Socorro, em Colima; e 475 km ao sul-sudoeste de Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia, destino favorito dos estrangeiros.

A tempestade tropical, que alcançou essa categoria nesta sexta-feira, deslocava-se para noroeste a 11 km/h, com ventos sustentados de 75 km/h, e rajadas de 95 km/h.

Kay pode provocar "tormentas pontuais muito fortes na Baixa Califórnia Sul", advertiu o SMN, acrescentando que começará a se afastar a partir de meio-dia de sábado (no horário local).

Em setembro de 2014, o balneário de Los Cabos - o preferido de muitos turistas americanos - sofreu o impacto do furacão Odile, que deixou seis mortos e milionárias perdas materiais.

Já o resíduo da tempestade Earl, que chegou a furacão categoria 1 (do total de 5 da escala Saffir-Simpson) na primeira semana de agosto, provocou a morte de mais de 50 pessoas em Puebla, Hidalgo (centro) e Veracruz (leste), segundo dados oficiais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos