Parlamento turco ratifica acordo de normalização diplomática com Israel

Ancara, 20 Ago 2016 (AFP) - O parlamento turco ratificou o acordo sobre a normalização das relações diplomáticas entre a Turquia e Israel que termina com seis anos de conflito diplomático entre os dois países, anunciou neste sábado a agência de notícias Anatolia.

O acordo, assinado no final de junho, estipula que Israel pagará à Turquia 20 milhões de dólares em compensação pelo ataque em 2010 a um navio de ajuda humanitária turco com destino à Faixa de Gaza que culminou com a morte de dez militantes turcos.

Por sua vez, a Turquia abandona as ações judiciais contra os militares israelenses que dirigiam o exército durante o caso.

Em 2014, um tribunal penal de Istambul ordenou a prisão de quatro ex-comandantes militares israelenses, incluindo o ex-chefe de Estado-Maior, o general Gabi Ashkenazi.

As relações diplomáticas entre os dois países começaram a declinar de 2000 e atingiu o fundo depois do ataque israelense ao navio da ONG Mavi Marmara, que tentava romper o bloqueio naval imposto à Faixa de Gaza por Israel.

No acordo de normalização, Israel aceita que a Turquia entregue ajuda humanitária aos habitantes da Faixa de Gaza, território palestino controlado pelo movimento islâmico Hamas, aliado do governo islâmico-conservador turco do presidente Recip Tayyip Erdogan.

A ratificação do acordo implica a nomeação rápida de embaixadores em ambos os países, de acordo com declarações do ministro das Relações Exteriores turco Mevlüt Cavusoglu.

raz-pt/rap.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos