Adolescente com cinturão de explosivos é detido no Iraque

Kirkuk, Iraque, 22 Ago 2016 (AFP) - As forças de segurança iraquianas detiveram um adolescente que carregava um cinturão de explosivos antes que o ativasse na cidade de Kirkuk (norte), indicaram nesta segunda-feira autoridades de segurança.

Este ataque frustrado ocorreu na noite de domingo, um dia após um menino-bomba lançar um atentado suicida na Turquia, deixando mais de 50 mortos.

"As forças de polícia conseguiram deter um suicida que carregava um cinturão de explosivos. Nascido em 2001", disse à imprensa o chefe da polícia de Kirkuk, Jattab Omar Aref.

O adolescente havia planejado ativar seu cinturão de explosivos em um santuário xiita nesta cidade localizada 240 km ao norte de Bagdá, acrescentou.

Nas últimas horas foram apontados três incidentes similares em Kirkuk. Em um deles, um policial abateu um terrorista que tentou entrar em uma sala de oração.

"As forças de polícia conseguiram frustrar uma operação terrorista que poderia ter deixado vítimas e provocar uma catástrofe na província", disse à AFP o governador de Kirkuk, Najmeddin Karim.

O Iraque está em guerra contra os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI), que conquistou em 2014 grandes partes de seu território.

O grupo extremista sunita costuma utilizar crianças-soldado para realizar atentados.

Segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o autor do atentado suicida que deixou no sábado ao menos 54 mortos durante um casamento na cidade de Gaziantep (sudeste) tinha entre 12 e 14 anos e provavelmente agiu seguindo ordens do EI.

str-jmm/cmk/feb/meb/age/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos