Chanceler do Irã anuncia 'novo caminho' em cooperação com Cuba

Havana, 22 Ago 2016 (AFP) - O Irã quer abrir "um novo caminho" nas relações com Cuba a partir de uma maior cooperação, disse o chanceler de Teerã, Mohammad Javad Zarif, que iniciou nesta segunda-feira em Havana sua visita a vários países latino-americanos.

Zarif elogiou a "resistência" da revolução cubana frente aos Estados Unidos, país com o qual o presidente Raúl Castro restabeleceu relações diplomáticas em 2015 depois de mais de meio século de rivalidade da Guerra Fria.

"Vamos começar um novo caminho nas relações bilaterais com Cuba", expressou à imprensa o chefe da diplomacia iraniana ao iniciar uma reunião com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez.

Zarif mencionou a possibilidade de estreitar a cooperação nos setores de indústria, energia e tecnologia científica.

O chanceler cubano reiterou o apoio ao Irã na disputa por seu programa nuclear, que segundo Teerã sempre ha sido pacífico.

"Continuaremos nos opondo a todas as sanções e medidas coercitivas unilaterais em todos os âmbitos, e em particular os financeiros", declarou Rodríguez, cujo país enfrenta um embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962.

Segundo a imprensa estatal cubana, Zarif também visitará Nicarágua, Equador, Chile, Bolívia e Venezuela acompanhado de uma delegação de autoridades e empresários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos