Irã anuncia fim de bombardeios russos a partir de suas bases contra Síria

Teerã, 22 Ago 2016 (AFP) - O Irã anunciou nesta segunda-feira a interrupção pelo momento dos bombardeios da Rússia na Síria a partir de uma das bases aéreas da República Islâmica, após as críticas do ministério iraniano da Defesa contra o aliado russo.

O ministro Hosein Dehghan, em uma entrevista televisionada no domingo, criticou Moscou por ter anunciado publicamente que utilizava uma base no Irã para realizar bombardeios na Síria, onde ajuda o regime em sua luta contra os rebeldes.

"Naturalmente, os russos querem mostrar que são uma superpotência e um país influente", mas após este anúncio de bombardeios a partir do Irã há uma vontade de "ficar na linha de frente, sem consideração" ao Irã, disse.

Os bombardeios da semana passada formavam parte de uma "missão precisa e autorizada, e agora terminou. (Os russos) realizaram estes bombardeios e agora foram embora", explicou nesta segunda-feira em Teerã o porta-voz das Relações Exteriores, Bahram Ghasemi.

No entanto, deixou aberta a possibilidade de outras missões similares russas, e que isso dependia da "situação na região", exigindo sempre "nossa autorização".

Irã e Rússia são os principais aliados do regime sírio de Bashar al-Assad na guerra civil que devasta seu país há mais de cinco anos.

sgh-neg-er/tp/hj/me/an/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos