Merkel, Hollande e Renzi se reúnem no Mediterrâneo para relançar a UE

Nápoles, Itália, 22 Ago 2016 (AFP) - Matteo Renzi, Angela Merkel e François Hollande tentarão reativar uma Europa em plena crise de identidade durante um encontro que terá lugar no Mediterrâneo, à altura da Itália.

O presidente do Conselho italiano receberá no final da manhã a chanceler alemã e o presidente francês em Nápoles (sul) e irão para Ventotene, uma pequena ilha situada entre Roma e Nápoles.

Na ilha, os três dirigentes europeus prestarão tributo no túmulo de Altiero Spinelli, autor de uma ode a uma Europa federal, chamado "Manifesto de Ventotene".

Depois, se dirigirão para o porta-aviões "Garibaldi", principal navio da marinha italiana, para participar de um jantar de trabalho.

A decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, o chamado "Brexit", e suas consequências para o futuro da Europa, fizeram reagir de imediato os dirigentes da Alemanha, França e Itália que, em um minicúpula celebrada em 27 de junho em Berlim, pediram para que se dê um novo impulso à União Europeia.

O encontro desta segunda foi organizado três semanas antes de uma cúpula europeia extraordinária prevista para 16 de setembro na Eslováquia, convocada depois do "Brexit".

bur-ob/meb/jmr/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos