Chefe do Boko Haram é ferido em bombardeio aéreo na Nigéria

Lagos, 23 Ago 2016 (AFP) - O exército nigeriano anunciou nesta terça-feira que o chefe do Boko Haram, Abubakar Shekau, ficou gravemente ferido em um bombardeio em seu reduto no nordeste da Nigéria, enquanto vários comandantes do grupo islamita perderam a vida.

Abubakar Shekau, cuja liderança à frente do Boko Haram foi questionada recentemente, ficou "gravemente ferido" durante este bombardeio, lançado na sexta-feira na floresta de Sambisa, segundo um comunicado do porta-voz do exército nigeriano, Sani Usman.

Três comandantes do Boko Haram - Abubakar Mubi, Malam Nuhu e Malam Hamman - foram abatidos e outros ficaram feridos, acrescentou Sani Usman.

O exército nigeriano já anunciou a morte de Abubakar Shekau em várias ocasiões, embora ele costume aparecer regularmente em vídeos do grupo.

O anúncio coincidiu com a visita do secretário de Estado americano, John Kerry, à região com o objetivo de informar sobre a luta contra o grupo islamita, cuja rebelião já deixou mais de 20.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

No início de agosto, o grupo extremista Estado Islâmico, ao qual Abubakar Shekau jurou lealdade em março, designou um novo chefe para o Boko Haram, seu ex-porta-voz Abu Mosan al Barnaui.

Uma semana depois, Abubakar Shekau reafirmou sua liderança em um vídeo no qual garantia que o combate "contra a Nigéria e o mundo inteiro" era sua "responsabilidade pessoal".

joa-ric/jhd/jvb.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos