Turquia dará apoio total para expulsar o EI da cidade síria de Jarablos

Istambul, 23 Ago 2016 (AFP) - A Turquia fornecerá "todo o tipo de apoio" à operação contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na localidade síria de Jarablos, perto da fronteira entre os dois países, declarou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores Mevlut Cavusoglu.

Ainda assim, o governo ordenou nesta terça-feira a evacuação da cidade turca de Karkamis, próxima de Jarablos, anunciou a televisão turca.

A polícia pediu através de alto-falantes para que os moradores deixassem Karkamis por "razões de segurança".

Esta pequena cidade foi atingida por morteiros esta manhã, num momento em que os rebeldes apoiados por Ancara se preparam para uma operação para expulsar o grupo Estado Islâmico de Jarablos.

"Não queremos o Daesh (um dos acrônimos em árabe do EI) no Iraque nem na Síria. Forneceremos todo o tipo de apoio à operação (cujo objetivo é expulsar os extremistas) de Jarablos", declarou o ministro durante uma coletiva de imprensa.

Atualmente, centenas de rebeldes sírios apoiados por Ancara preparam no território turco uma ofensiva contra esta localidade.

A operação é motivada pela vontade de Ancara de impedir a tomada da cidade pelas milícias curdas e "abrir um corredor para os rebeldes moderados", disse um responsável turco.

Jarablos é o último ponto de passagem controlado pelo EI na fronteira sírio-turca.

A artilharia turca bombardeou nesta terça-feira posições do EI na Síria em resposta aos foguetes lançados contra Karkamis e arredores.

fo-pt/cls/lmm/age/jz/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos