Aviões dos EUA atacam EI em apoio a tropas turcas e rebeldes sírios

Washington, 24 Ago 2016 (AFP) - Aviões americanos atacaram o grupo Estado Islâmico na Síria em apoio à ofensiva militar da Turquia na cidade fronteiriça de Jarablos, informou um oficial americano nesta quarta-feira.

Os rebeldes sírios anunciaram que na quarta-feira tomaram a localidade fronteiriça dos radicais do EI, após uma ofensiva de várias horas.

"As aeronaves da coalizão, especificamente US A-10s e F-16s, estão atualmente conduzindo ataques aéreos em apoio à Turquia e oposição síria nas operações contra o EI em Jarablos", informou, em um comunicado.

Um pouco antes, outro funcionário americano havia informado que os Estados Unidos deram seu apoio a uma operação de comando turca do outro lado da fronteira síria contra o EI.

Segundo ele, esse apoio se concretizava em compartilhamento de informação, vigilância e reconhecimento e participação de assessores militares americanos.

Essa assistência poderia assumir a forma de apoio aéreo às forças terrestres se necessário, explicou esse funcionário que viajou com o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que acaba de chegar à Turquia.

Outro funcionário americano de defesa, que também falou na condição de anonimato, disse que alguns combatentes do EI aparentemente tentavam escapar de Jarablos, e serão atacados por ar, caso seja confirmado que eram efetivamente extremistas.

O porta-voz do Pentágono, major Adrian Rankine-Galloway, afirmou que os drones americanos de vigilância estavam monitorando a região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos