Exército turco e coalizão internacional atacam EI na Síria

Istambul, 24 Ago 2016 (AFP) - O Exército turco e as forças da coalizão internacional lançaram uma vasta operação, na manhã desta quarta-feira, contra as forças do grupo Estado Islâmico (EI) na cidade síria de Jarablos, na fronteira com a Turquia, informou o gabinete do premier em Ancara.

"As forças armadas turcas e as forças aéreas da coalizão internacional lançaram uma operação militar visando o distrito de Jarablos, na província de Aleppo, sob o controle da organização terrorista Daech", acrônimo em árabe do EI.

A agência de notícias Anatólia precisou que a operação começou às 04H00 local (22H00 Brasília) e visa "reforçar a segurança da fronteira e preservar a integridade territorial da Síria".

Na terça-feira, a Turquia havia antecipado uma operação contra o EI em Jarablos, após disparos de morteiro e foguetes contra Karkamis e a cidade turca de Kilis, na zona de fronteira.

A operação é motivada pelo desejo de Ancara de impedir que as milícias curdas assumam o controle da cidade e de abrir um corredor para os rebeldes sírios moderados", assinalou um oficial turco.

Jarablos é o último ponto de passagem controlado pelo EI na fronteira entre Síria e Turquia, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

fo-pt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos