Ucrânia celebra 25 anos de sua independência com desfile militar

Kiev, 24 Ago 2016 (AFP) - A Ucrânia celebrou nesta quarta-feira os 25 anos de sua independência com um grande desfile militar em Kiev, enquanto o país segue afundado em um conflito armado com os separatistas pró-russos no leste.

Milhares de ucranianos (em sua maioria vestidos com a camisa bordada tradicional, a "vyshyvanka") se reuniram no centro da cidade para assistir ao desfile, no qual, ao contrário do ano passado, houve tanques e blindados.

Muitos espectadores agitavam a bandeira azul e amarela da Ucrânia na avenida principal de Kiev até a Praça da Independência, mais conhecida como Maidan, símbolo da revolta pró-europeia que levou à queda do governo pró-russo do ex-presidente Viktor Yanukovich em 2014.

O desfile começou por volta das 10h00 (04h00 de Brasília) com o hino ucraniano e 4.000 pessoas participaram.

"Após mais de dois anos de guerra, é possível dizer que o inimigo não alcançou seus fins estratégicos. Não colocou a Ucrânia de joelhos", afirmou o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

"Com este desfile, nossos sócios ocidentais recebem o sinal de que a Ucrânia é capaz de se defender sozinha, embora ainda peça apoio", acrescentou.

Depois do desfile, foi realizada a "Marcha dos Invictos" na avenida principal de Kiev, com voluntários, médicos e combatentes que participaram do conflito no leste. Também desfilaram familiares de vítimas.

A Ucrânia é palco há dois anos de um conflito entre suas forças armadas e os separatistas pró-russos que, segundo Kiev e os países ocidentais, contam com apoio militar da Rússia. Moscou desmente esta informação.

Esta disputa deixou mais de 9.500 mortos desde sua explosão, em abril de 2014. Apesar de várias tréguas, os confrontos prosseguem.

A Ucrânia proclamou sua independência da União Soviética em 1991 após o golpe de Estado frustrado de uma facção do partido comunista soviético em Moscou.

dg-lap/nm/erl/jz/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos