Topo

Opositor Jean Ping se proclama presidente 'eleito' do Gabão

28/08/2016 16h02

Libreville, 28 Ago 2016 (AFP) - O opositor Jean Ping se proclamou, neste domingo, diante da imprensa e de seus simpatizantes, em Libreville, vencedor das eleições presidenciais do Gabão, cujos resultados oficiais serão anunciados na terça-feira.

"Eu sou o eleito. Espero que o presidente em fim de mandato ligue para me cumprimentar", declarou o adversário do presidente em fim de mandato, Bongo Ondimba, em suas primeiras declarações públicas desde o fechamento da votação no sábado, enquanto ambos os candidatos afirmam ter ganhado e se acusam mutuamente de fraude.

"Enquanto falo com vocês, as tendências gerais nos dão como ganhadores", afirmou o ex-líder da União Africana, de 73 anos, que foi várias vezes ministro desde os anos 1980 durante o mandato do presidente Omar Bongo, no poder durante 41 anos até sua morte, em 2009.

Jean Ping prometeu que compareceria de novo após a proclamação oficial dos resultados, que são esperados para terça-feira.

Por sua parte, o partido de Bongo também reivindicou sua vitória.

"Sonos legalistas e republicanos, portanto, esperamos serenamente que a CENAP (Comissão eleitoral) anuncie os resultados das eleições", declarou por sua parte o presidente em fim de mandato em sua primeira intervenção após a votação.

Os resultados serão anunciados na terça-feira às 13H00 (Brasília). Entre outros, Ali Bongo Ondimba recordou o ditado: "não se deve vender a pele antes de caçar o urso".

cl-st-mc/lp/jvb/age/eg/pr/mvv