Coalizão liderada pelos EUA atacou alto dirigente do EI na Síria

Washington, 30 Ago 2016 (AFP) - Forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos lançaram um ataque aéreo nesta terça-feira na Síria contra um "alto dirigente" do grupo extremista Estado Islâmico, informou um funcionário de defesa americano, em meio a versões de que o porta-voz dos radicais, Abu Mohamed al-Adnani, foi morto.

"As forças da coalizão conduziram um ataque aéreo em Al-Bab, Síria, contra um alto dirigente" do grupo extremista, disse o funcionário, que falou sob a condição do anonimato.

"Ainda estamos avaliando os resultados da operação neste momento", prosseguiu.

Al-Bab fica na província de Aleppo, no norte da Síria, onde o Estado Islâmico informou que Al-Adnani estava quando foi morto.

O EI anunciou nesta terça-feira a morte de Mohamed al-Adnani em Aleppo.

O dirigente extremista - considerado pelos serviços de inteligência ocidentais como o "ministro de atentados" do EI - ficou conhecido exortando seus partidários a passar para a ação em seus países de origem utilizando qualquer arma disponível (faca, pedras ou veículos) contra cidadãos dos países-membros da coalizão anti-extremista.

Esta coalizão internacional encabeçada pelos Estados Unidos, busca desarticular a organização extremista, atentando contra seus dirigentes.

wat-lby/fj/mvv/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos