Primeira-ministra britânica afirma que o Brexit será um sucesso

Londres, 31 Ago 2016 (AFP) - A primeira-ministra da Grã-Bretanha, Theresa May, afirmou nesta quarta-feira que não há volta atrás na decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia (UE) e prometeu que a saída será um sucesso.

"Temos que ser muito claros que 'Brexit significa Brexit'", disse May aos ministros na primeira reunião de gabinete após as férias de verão, de acordo com um comunicado de Downing Street.

"Vamos torná-lo um sucesso", completou, antes de destacar que "isto significa que não vai haver um segundo referendo, nem tentativas de permanecer (na UE), de algum modo, pela porta dos fundos".

Com as declarações, a primeira-ministra descartou os boatos sobre divergências em seu governo a respeito da ruptura com o bloco europeu, que o Reino Unido integra desde 1973, decidida no referendo de junho.

De acordo com a imprensa britânica, o ministro das Finanças, Philip Hammond, deseja permanecer no mercado único europeu - o que obrigaria Londres a aceitar a livre circulação de pessoas -, enquanto outros ministros desejam a ruptura total com a UE.

Além disso, também existe uma confusão sobre as responsabilidades dos diferentes departamentos governamentais nas negociações com Bruxelas.

As negociações não começarão oficialmente até Londres invocar o artigo 50 do tratado europeu de Lisboa, como corresponde ao país que deseja abandonar a UE, algo que May disse que não deve acontecer antes de 2017.

al-kah/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos