Comissário europeu considera "não pertinente" suspender negociação UE-EUA

Paris, 2 Set 2016 (AFP) - O comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, considerou nesta sexta-feira "não pertinente" suspender as negociações com os Estados Unidos sobre um tratado de livre comércio entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, conhecido como TTIP.

"Não me parece pertinente suspender estas negociações", disse em Paris. Moscovici fez um apelo por "prosseguir" e "elevar" as exigências europeias ante Washington.

Esta semana, a França descartou a possibilidade de uma conclusão com sucesso das negociações sobre o TTIP entre UE e Estados Unidos antes do fim do mandato do presidente Barack Obama, em janeiro de 2017, mas a Comissão Europeia informou que continuará negociando.

Fontes do governo da Alemanha também mencionaram um "fracasso" das negociações.

As conversações sobre o TTIP (Associação Transatlântica de Comércio e Investimento, que em inglês tem a sigla Tafta) foram iniciadas há três anos.

O objetivo é suprimir as barreiras comerciais e normativas dos dois lados do Atlântico para criar uma ampla zona de livre comércio, para estimular a atividade econômica

Os críticos do TTIP alegam que o tratado favorecerá as grandes multinacionais e prejudicará os consumidores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos