Espanha destaca "urgência" de referendo sobre revogação de Maduro na Venezuela

Madri, 2 Set 2016 (AFP) - A chancelaria espanhola afirmou nesta sexta-feira que a grande manifestação da oposição na quinta-feira em Caracas ilustra a "urgência" da organização este ano de um referendo sobre a revogação do presidente Nicolás Maduro.

Em um comunicado, a diplomacia espanhola considera que a manifestação de Caracas, que segundo a oposição reuniu mais de um milhão de pessoas, demonstra o "apoio popular à via do revogatório", algo exigido pelos críticos de Maduro.

O ministério completa que a manifestação evidencia "a urgência de que o Conselho Nacional Eleitoral adote as medidas necessárias para que (o referendo) aconteça este ano".

O governo espanhol, que mantém uma relação tensa com o governo de Maduro, já se expressou em outras oportunidades a favor do referendo.

"O governo considera que a jornada deve constituir um novo impulso para um muito necessário diálogo entre o governo e a oposição", que leve a uma "autêntica reconciliação" e à libertação de "presos políticos", completa o texto.

A oposição venezuelana tem pressa para que o referendo aconteça antes de 10 de janeiro de 2017 porque, em caso de derrota de Maduro, novas eleições serão convocadas. Se ele for revogado após esta data, será substituído por seu vice-presidente.

A exigência é apoiada pela Mesa de Unidade Democrática (MUD), uma coalizão de partidos que tem maioria na Assembleia Nacional, que considera necessária uma mudança de governo para solucionar a grave crise no país.

Afetada pela forte queda dos preços do petróleo, fonte de 96% de sua arrecadação, a Venezuela sofre com a escassez de alimentos e remédios. A inflação projetada pelo FMI para este ano é de 720%.

Maduro respondeu ao protesto de quinta-feira com uma outra manifestação, batizada de "Tomada da Venezuela".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos