Jihadistas tomam controle de cidade no centro do Mali

Bamako, 3 Set 2016 (AFP) - Supostos jihadistas tomaram o controle da cidade de Boni, no centro de Mali, na sexta-feira, após atacarem prédios do governo e o Exército abandonar o local, disseram à AFP uma autoridade e uma fonte de segurança.

"Atualmente, são os jihadistas que controlam a cidade de Boni", na região de Mopti. "Se infiltraram na cidade e hoje atiraram contra vários edifícios", declarou à AFP um responsável local que pediu anonimato, acrescentando que "o Exército já não está" presente na cidade.

"Pedimos às nossas forças armadas em Boni que se retirassem para a localidade de Douentza", disse à AFP uma fonte militar que também pediu para não ser identificada.

Boni fica 90 km ao leste de Douentza.

Um morador contatado pela AFP por telefone disse que os jihadistas entraram na cidade em motocicletas, carregando armas e gritando 'Allah akbar' durante o ataque.

"Botaram fogo na casa do chefe da polícia e na prefeitura. Ficaram atirando para o alto", disse o residente.

"Vi o Exército abandonar a cidade", afirmou o habitante, acrescentando que muitos jihadistas "tinham cúmplices dentro da cidade" e que "foi um golpe planejado".

Outro habitante informou que viu "várias bandeiras dos jihadistas" na cidade.

Entre março e abril de 2012, o norte de Mali foi controlado por grupos extremistas ligados à Al Qaeda. A maioria desses grupos acabou expulsa em 2013, durante uma intervenção militar liderada pela França.

Mas há zonas que ainda escapam do controle das forças malienses ou estrangeiras apesar da assinatura, em maio e junho de 2015, de um acordo de paz que supostamente isolaria os jihadistas definitivamente.

Desde 2015, os ataques, que se concentravam no norte, se estenderam para o centro e o sul do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos