Nove membros das forças iraquianas morrem em combates contra EI

Samarra, Iraque, 2 Set 2016 (AFP) - Nove membros das forças de segurança iraquianas morreram em confrontos com extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) ao norte de Bagdá, informaram nesta sexta-feira autoridades de segurança.

Os combatentes do EI, entrincheirados em Jabal (montanha, em árabe) Hamreen, lançaram um ataque contra as forças da polícia e do exército em uma zona chamada Mutaibijah, na província de Salaheddin, 110 km ao norte da capital.

Mutaibijah está situada em uma zona montanhosa onde se encontram grupos de extremistas, embora as tropas iraquianas tenham reconquistado grande parte das regiões a leste do rio Tigre em 2015 e 2016.

"Há nove mortos e 24 feridos entre as forças de segurança", disse à AFP um coronel do comando de operações de Samarra, uma cidade também situada ao norte de Bagdá.

"O ataque começou às 22h00 da noite passada (de quinta-feira)", acrescentou.

Um coronel da polícia federal afirmou que os extremistas desceram a montanha para atacar os postos de controle.

Segundo ele, os combatentes do EI recuaram ao fim dos combates e as forças iraquianas conseguiram retomar o controle da zona.

Um responsável de segurança de Dhuluyah, uma cidade situada 30 km ao sul da zona do ataque, disse que combatentes tribais de sua localidade tentaram ajudar as tropas iraquianas.

"Foram bloqueados na estrada por motivos de segurança (...) mas quando chegaram ao local viram veículos militares destruídos e corpos dos membros das forças iraquianas totalmente queimados", disse.

Os extremistas não possuem mais posições nas zonas habitadas desta região, mas um número indeterminado deles resiste na região montanhosa de Jabal Hamreen.

str-sf/jmm/nbz/mer/es/jz/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos