Presidente do Uzbequistão em estado 'crítico' após AVC

Moscou, 2 Set 2016 (AFP) - O presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, se encontra em estado "crítico" após a degradação de seu estado de saúde em consequência de um derrame cerebral, informou nesta sexta-feira o governo desta ex-república soviética da Ásia Central.

"Queridos compatriotas, é com o coração pesado que informamos que a saúde do presidente se degradou consideravelmente e, segundo os médicos, seu estado é crítico".

Islam Karimov, de 78 anos, está hospitalizado desde sábado "devido a uma hemorragia cerebral", escreveu mais cedo no Instagram sua filha Lola Karimova Tilliayeva.

Karimov subiu todos os degraus do aparato do partido comunista na época da União Soviética para, finalmente, ficar à frente do Uzbequistão soviético em 1989. Conseguiu permanecer no poder após a independência do país, em 1991.

Desde então, seu governo esteve associado a longos mandatos presidenciais, vitórias esmagadoras sobre concorrentes de pouca notoriedade e uma participação apresentada como maciça em cada uma das eleições convocadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos