Turquia envia ajuda a Gaza após acordo com Israel

Ancara, 3 Set 2016 (AFP) - A Turquia enviou ajuda humanitária à Faixa de Gaza pela segunda vez após o acordo de normalização de relações com Israel, informou uma autoridade turca neste sábado.

O barco com a ajuda humanitária saiu do porto de Mersin (sul) rumo ao porto israelense de Ashdod na sexta-feira, informou o responsável, que explicou que é o "segundo carregamento desde que foi alcançado o acordo" diplomático do mês passado.

Segundo este acordo, Israel pagará à Turquia 20 milhões de dólares em compensação pelo ataque em 2010 a um navio de ajuda humanitária turco com destino à Faixa de Gaza que culminou com a morte de dez militantes turcos.

O responsável, que não quis ser identificado, detalhou que Ancara enviou 100 cadeiras de rodas, 1.000 bicicletas, 100.000 mochilas e material escolar, 300.000 vestidos e 350.000 fraldas.

Além disso, o barco transporta 1.288 toneladas de farinha, 170 toneladas de arroz, 64 toneladas de açúcar e 95 toneladas de óleo vegetal, explicou a fonte consultada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos