Populistas alemães superam partido de Merkel em eleições regionais

Schwerin, Alemanha, 4 Set 2016 (AFP) - O partido anti-imigrantes alemão AfD ficou em segundo lugar nas eleições regionais em Mecklemburgo-Antepomerania (nordeste), com 21% dos votos, atrás apenas dos sociais-democratas e superando o CDU da chanceler Angela Merkel, segundo pesquisas de boca de urna.

O SPD (sociais-democratas) estava liderando, com 30% dos votos, cinco pontos a menos em relação a 2011, enquanto o partido de Merkel aparecia em terceiro lugar, com entre 19% e 20% dos votos, de acordo com pesquisas das redes públicas ARD e ZDF.

"Deixamos a CDU atrás de nós (...) talvez isso seja inclusive o início do fim para a chanceler Merkel", afirmou Leif-Erik Holm, chefe do partido populista nesta região da ex-RDA comunista.

O AfD faz, desta forma, uma entrada triunfal no Parlamento regional na primeira vez em que participa de eleições neste Land. O partido baseou sua campanha no caos provocado, segundo ele, pela decisão há um ano da chanceler de abrir as portas da Alemanha aos refugiados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos