UE continuará negociando o TTIP, afirma Juncker

Hangzhou, China, 4 Set 2016 (AFP) - A União Europeia (UE) continuará a negociar o acordo de livre-comércio entre Europa e Estados Unidos (TTIP) - afirmou neste domingo (4) o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apesar da posição contrária manifestada recentemente por França e Alemanha.

"Dado o mandato" que os Estados-membros da UE deram à Comissão, "vamos continuar negociando com os Estados Unidos", garantiu Juncker em uma coletiva de imprensa em Hangzhou, onde acontece a cúpula do G20.

"No último Conselho Europeu, em junho, perguntei a todos os chefes de Estado e de governo [dos países-membros] se queriam continuar com as negociações. A resposta foi um 'sim' unânime", disse Juncker, visivelmente incomodado.

Para ele, nada mudou, e "não há nada novo sob o sol", acrescentou - em latim.

A contestação do acordo parece ter aumentado entre os governos europeus, entretanto, em um contexto de forte oposição da opinião pública e de ascensão de medidas protecionistas em todo o mundo.

No domingo passado (28), o ministro alemão da Economia, o social-democrata Sigmar Gabriel, disse que as negociações fracassaram e que os europeus não devem ceder às exigências dos Estados Unidos. A chanceler conservadora Angela Merkel continua, porém, defendendo o projeto.

Na França, o secretário de Estado de Comércio Exterior, Matthias Felkl, afirmou que "já não existe apoio político" para as negociações.

O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, também conhecido como Tafta), negociado em segredo por Washington e a Comissão Europeia desde meados de 2013, tem o objetivo de suprimir as barreiras regulamentares e comerciais para criar a maior zona de livre-comércio do mundo e impulsionar o crescimento econômico.

jug/pc/erl/db/tt

TRANSATLANTIC HOLDINGS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos