Últimos extremistas do EI em Sirte mostram 'forte resistência'

Misrata, Líbia, 4 Set 2016 (AFP) - Os últimos combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) em Sirte (norte da Líbia) apresentavam neste domingo uma "forte resistência" à ofensiva das forças líbias pró-governamentais, informou o porta-voz destas últimas.

A reconquista de Sirte, anunciada várias vezes como iminente, tropeça nos extremistas entrincheirados em uma pequena zona desta cidade portuária situada 450 km a leste da capital Trípoli.

Os combatentes do "EI opõem forte resistência em seus últimos refúgios. Tentam fazer com que a batalha dure, embora saibam que em breve tudo terminará", afirmou à AFP Reda Isa, porta-voz da operação militar.

"Os combatentes do Daesh (acrônimo em árabe do EI) morrerão todos antes do fim da batalha, sob nosso fogo ou com seus cinturões de explosivos", acrescentou Isa.

As forças do governo de união nacional (GNA) anunciaram no sábado ter lançado um ataque contra as "últimas posições do Daesh".

Desde sua entrada na cidade, em 9 de junho, o avanço das forças pró-GNA foi freado pelos disparos dos franco-atiradores e pelas explosões de minas ou de carros-bomba do EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos