Hillary Clinton inicia viagem de campanha com imprensa a bordo

Nova York, 5 Set 2016 (AFP) - Hillarry Clinton embarca nesta segunda-feira com uma legião de jornalistas em uma viagem por estados-chave em busca de impulso em sua corrida em direção à Casa Branca contra o republicano Donald Trump.

Hillary, candidata democrata, participará de eventos com famílias de trabalhadores em Cleveland, Ohio e Hamtpon, Illinois, para celebrar o Dia do Trabalho, que tradicionalmente marca o início da fase de outono da campanha em direção às presidenciais de novembro.

Depois viajará a Tampa, Flórida, na terça-feira, e dali se dirigirá a Charlotte, na Carolina do Norte.

Tanto Flórida quanto Carolina do Norte são cruciais na batalha pela conquista da Casa Branca.

Trump, de 70 anos, está atrás de Hillary nas pesquisas, mas na semana passada dominou a atenção nacional e mundial com uma surpreendente viagem ao México, e também com um enérgico discurso sobre imigração e uma visita a uma igreja da comunidade negra de Detroit.

E, embora uma pesquisa da CBS News tenha colocado Hillary na liderança em estados estratégicos como Pensilvânia e Carolina do Norte, as estimativas mostram que a concorrência é cada vez mais ferrenha nacionalmente.

"As pesquisas estão próximas, de modo que a Desonesta Hillary está saindo da cama e fará campanha amanhã", ironizou Trump no domingo no Twitter.

A apenas três semanas do primeiro dos três debates entre os candidatos, Hillary buscará se reforçar com múltiplos atos.

A candidata, de 68 anos, foi pressionada para que dê mais acesso aos jornalistas que cobrem sua campanha. Até agora resistiu em permitir que a imprensa viagem em seu mesmo avião, como costuma ocorrer nas campanhas presidenciais.

No entanto, a partir desta segunda-feira levará pela primeira vez jornalistas em seus trajetos.

Seu candidato à vice-presidência, Tim Kaine, o atual vice-presidente, Joe Biden, e inclusive seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, também realizarão atividades de campanha.

mlm-mdo/bfm/gm/yow/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos