Socorristas gregos recebem prêmio do Alto Comissariado para Refugiados

Genebra, 5 Set 2016 (AFP) - Uma equipe de socorristas voluntários gregos que salva emigrantes em alto mar e uma militante de uma associação que os abriga em terra receberam nesta segunda-feira o prêmio Nansen 2016 do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Konstantinos Mitragas, representando a Equipe Helênica de Resgate (HRT), e Efi Latsoudi, da associação que administra o acampamento Pipka na ilha de Lesbos "foram selecionados por seu trabalho sem pausa durante a crise dos refugiados na costa grega em 2015", disse a ACNUR em comunicado.

A Equipe Helênica de Resgate trabalhou "24 horas por dia para salvar emigrantes em perigo no mar" e Efi Latsoudi é premiada "por sua compaixão e os cuidados dados aos refugiados e imigrantes mais vulneráveis em Lesbos".

O Alto Comissário Filippo Grandi disse que ambos se recusaram a permanecer como testemunhas passivas dessa situação e por isso merecem receber o prêmio Nansen".

Cerca de 850.000 pessoas chegaram em 2015 por mar à Grécia (meio milhão a Lesbos) fugindo dos conflitos de Séria, Iraque e Afeganistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos