Ataque do Estado Islâmico mata três soldados turcos na Síria

Istambul, 6 Set 2016 (AFP) - Três soldados turcos morreram, nesta terça-feira (6), no norte da Síria, no primeiro ataque mortal atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) desde o início da ofensiva turca há duas semanas, segundo fontes oficiais.

Ancara lançou uma operação militar na Síria em 24 de agosto para eliminar o EI e as milícias curdas de sua fronteira. No ataque de terça-feira ficaram feridos quatro soldados, segundo as mesmas fontes.

Um alto funcionário turco havia anunciado em um primeiro momento que haviam morrido dois soldados e outros cinco teriam ficado feridos em um ataque com foguetes do EI.

Em um comunicado citado pela televisão privada NTV, o exército disse mais tarde que um dos soldados havia sucumbido aos ferimentos no hospital, levando a três o número de vítimas fatais.

Estas são as primeiras baixas nas fileiras das forças turcas atribuídas ao EI desde o início de sua operação militar na Síria, chamada "Escudo de Eufrates". Em 28 de agosto, a Turquia anunciou a morte de um de seus soldados, acusando uma milícia curda como responsável pela mesma.

Segundo o Exército, o ataque ocorreu no povoado de Wuquf, ao sul de Al Rai, perto da fronteira, onde tanques turcos abriram neste final de semana uma nova frente no marco desta operação.

A televisão turca divulgou imagens nas quais era possível ver helicópteros do Exército sobrevoando a fronteira para evacuar os feridos até a Turquia.

Por outra parte, dois combatentes da oposição síria, apoiada por Ancara, morreram e outros dois ficaram feridos em combates na mesma região, segundo o comunicado.

No domingo, o EI foi expulso de suas últimas posições na fronteira turco-síria, e perdeu assim um posto de passagem estratégico para suas tropas e de abastecimento da Turquia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos