'Hillary oferece mais garantias' para paz da Colômbia que Trump, diz Santos

Bogotá, 6 Set 2016 (AFP) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que a candidata democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, Hillary Clinton, "oferece mais garantias" para a paz do país sul-americano que seu concorrente, o republicano Donald Trump.

Em uma entrevista na segunda-feira à AFP, o presidente, que alcançou um pacto histórico com a guerrilha das Farc para terminar com meio século de conflito armado, disse que as políticas de Trump "não estão muito em conformidade com o que a Colômbia quer".

Santos destacou o apoio de Hillary e de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, à paz através do Plano Colômbia, uma estratégia contra o narcotráfico ampliada depois à luta antiguerrilha, que enviou em 15 anos 10 bilhões de dólares em fundos americanos ao país sul-americano.

- Os Estados Unidos estiveram muito próximos da Colômbia nos últimos 15 anos. Quem é o candidato presidencial que pode ajudar mais a implementar a paz?

- Pela minha experiência, tanto Bill Clinton quanto Hillary foram grandes aliados da Colômbia. Foi Clinton que iniciou o Plano Colômbia, que foi muito útil para alcançar o que alcançamos. Hillary também apoiou muito estas negociações quando trabalhou como secretária de Estado. Conheço os dois e os dois são muito amigos da Colômbia. Não conheço Trump e as políticas de Trump não estão muito em conformidade com o que a Colômbia quer dos Estados Unidos, e com o que a Colômbia quis do mundo inteiro: livre comércio, políticas de imigração que sejam convenientes para todos os países. Neste sentido, pelo que conheço, a candidata Hillary Clinton oferece mais garantias.

A candidata democrata, de 68 anos, mantém vantagem nas pesquisas sobre Trump, de 70, na corrida pela Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos