Paris abrirá primeiro centro para refugiados em outubro

Paris, 6 Set 2016 (AFP) - A cidade de Paris abrirá em outubro seu primeiro centro de recepção transitória de refugiados, com uma capacidade inicial para 400 pessoas, anunciou a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.

O centro, instalado em uma antiga área industrial ao norte de Paris, estará destinado aos homens sozinhos. Eles poderão, durante um período de cinco a 10 dias, descansar e passar por exames médicos, além de receber ajuda psicológica, afirmou a prefeita ao apresentar o projeto.

"O local poderá abrigar até 600 pessoas até o fim do ano", disse.

Uma segunda unidade com capacidade para 350 pessoas será inaugurada ainda em 2016 em uma antiga fábrica em Ivry-sur-Seine, para os "mais vulneráveis, as mulheres, as crianças que precisam de acompanhamento muito mais importante", completou a prefeita.

"Se precisarmos criar outros centros, isto será feito", ressaltou, antes de lembra que são locais "temporários que devem receber, dentro de dois a quatro anos, outros projetos".

"A principal vocação é dar abrigo às pessoas para orientá-las a outros dispositivos de alojamento", informou Anne Hidalgo.

Os locais serão coordenados pela associação de caridade Emmaüs Solidarités.

Os migrantes "poderão descansar, beneficiar-se de exames médicos, uma ajuda psicológica e imediatamente um trabalho e uma assessoria sobre sua situação e sobre o que podem aspirar", declarou a prefeita.

O investimento inicial é de 6,5 milhões de euros, 80% de responsabilidade da prefeitura de Paris.

"Após a multiplicação dos desalojamentos de acampamentos em condições sanitárias indignas em Paris era necessário mudar de método", disse Hidalgo.

Desde junho de 2015, 20 centros de alojamento, ginásios ou quartos de hotel que recebiam migrantes foram esvaziados em Paris.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos