Secretário-geral da Otan visitará a Turquia esta semana

Bruxelas, 6 Set 2016 (AFP) - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, visitará esta semana a Turquia, um dos principais integrantes da Aliança do Atlântico Norte, cujas relações com os países ocidentais ficaram tensas após a tentativa de golpe de julho, anunciou a organização.

Stoltenberg se reunirá com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, o primeiro-ministro Binali Yildirim, o chanceler Mevlut Cavusoglu e o ministro da Defesa Fikri Isik.

Após a tentativa de golpe de Estado militar de 15 de julho, as autoridades turcas criticaram a falta de apoio dos países ocidentais e as preocupações com os direitos humanos e o Estado de direito no país.

Quase 20.000 pessoas foram detidas e 70.000 foram demitidas em um expurgo iniciado por Erdogan contra as redes de Fethullah Gülen, um pregador exilado nos Estados Unidos que o governo considera instigador da tentativa de golpe.

O secretário-geral da Otan condenou rapidamente o golpe de Estado, ao mesmo tempo que pediu à Turquia o "respeito pleno da democracia e suas instituições, da ordem constitucional, do Estado de direito e das liberdades fundamentais".

Em agosto, a Otan reafirmou a presença da Turquia na Aliança, um dia depois de uma visita de Erdogan à Rússia para reduzir as tensões com o presidente Vladimir Putin após meses de crise.

A Turquia é um membro estratégico da Otan em sua frente leste e possui o segundo maior exército dos 28 países, atrás apenas dos Estados Unidos.

bur-tjc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos